Através do Portal Remotize, os usuários podem monitorar e gerenciar os dispositvos na rede de forma centralizada. A plataforma permite definir configurações padrão, realizar modificações diretamente no dispositivos sem necessidade de acesso remoto, controlar o acesso ao aplicativo Meu Wi-Fi Intelbras e atualizar o firmware de forma prática. Tudo isso em um gerenciamento centralizado e compatível com toda a linha Wi-Force da Intelbras.
O Portal Remotize se encontra em nuvem, sem necessidade de instalação e pode ser acessado através do endereço remotize.intelbras.com.br.
Ao acessar o Portal Remotize pela primeira vez você será direcionado para a tela de login.
O login na plataforma é realizado através de uma conta Google, para prosseguir com o cadastro você deve clicar no ícone exibido Entrar com: Google e então será aberto um pop-up no navegador de internet para escolher a conta ou digitar as credenciais.
Caso seja o primeiro acesso, após realizar o login com a conta Google você será levado para a tela de cadastro.
Para completar o cadastro precisamos de algumas informações adicionais, você deve inserir o CNPJ do provedor e estar de acordo com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da Intelbras.
Após prosseguir com o cadastro mais alguns dados serão solicitados como Nome do Provedor, Telefone e Número de assinantes, que devem ser preenchidos de acordo com as informações do seu provedor.
Para cadastrar uma conta técnico você deve seguir os mesmos passos citados no item 1.1 e realizar o login com sua conta Google, você então será levado até a tela de associação ao provedor, onde deverá inserir o mesmo CNPJ cadastrado por seu provedor conforme a tela abaixo:
A plataforma identificará que já existe um provedor associado ao CNPJ, portanto sua conta será associada a esse provedor.
Ao prosseguir com o cadastro será exibido uma mensagem conforme a tela acima e a liberação de sua conta ficará pendente por parte do administrador do provedor, que receberá uma notificação e deverá liberar o acesso da conta no menu > Gerenciamento de Contas.
Após realizar o login, você será levado para a tela de Dispositivos que é a dashboard principal da plataforma onde poderá visualizar todos os dispositivos associados a sua conta, associar novos dispositivos, filtrar os dispositivos associados e fazer o download dos nossos aplicativos para desktop (Visite a seção Downloads).
O botão Associar dispositivos permite que você realize a associação do dispositivo na plataforma de forma manual. Ao clicar no botão será exibido um Pop-up conforme a tela abaixo.
Para associar um dispositivo você deve preencher os campos exibidos.
Após completar os campos com os dados necessários, clique em adicionar. Você pode adicionar diversos dispositivos de forma manual de uma única vez, informando novamente os dados do dispositivo e clicando em adicionar mais, conforme imagem abaixo.
Clique em Pronto! Associar para associar todos os dispositivos informados na plataforma.
A associação dos dispositivos necessita que eles tenham conexão com a internet, portanto caso o dispositivo não tenha conexão com a rede, a associação ficará pendente até que o Remotize consiga se comunicar com o produto.
Após associado com sucesso o dispositivo poderá ser gerenciado pelo Remotize e poderá ser visualizado através do menu Dispositivos, na Dashboard Principal.
Para cada dispositivo associado serão exibidas as seguintes informações:
Dispositivo online na plataforma, tem sucesso na comunicação com o Remotize.
Dispositivo offline na plataforma, verifique se o dispositivo tem conexão com a Internet.
Dispositivo em processo de associação, aguarde alguns momentos até a finalização do processo. Esse processo leva pouco tempo para ser concluído, caso permaneça com esse status, verifique se o dispositivo está no padrão de fábrica e se tem acesso à Internet.
A plataforma não conseguiu completar a associação do dispositivo, nesse caso verifique se você digitou o MAC da LAN corretamente, se as credenciais de acesso estão corretas e se o dispositivo está em padrão de fábrica.
A associação de CPEs de fibra óptica ao Remotize é feita por meio do protocolo de comunicação TR-069, utilizando um servidor auto-gerenciável (ACS). Na seção Servidor TR-069 é explicado o passo a passo para a instalação da iso do servidor e como realizar as configurações necessárias.
O filtro de dispositivos pode ser utilizado para pesquisar um dispositivo específico em seu parque. O filtro conta com opções para que você possa pesquisar por Dispositivo (Endereço MAC), Cliente (ID Personalizado do Cliente), Perfil (Perfil do padrão de fábrica associado), Versão (Versão de firmware do dispositivo).
Ao clicar em um dispositivo, é possível acessar o Menu do Dispositivo, onde você poderá visualizar informações mais detalhadas sobre o dispositivo como Versão de firmware, Status, Perfil padrão, bem como opções para alterar o Perfil do padrão de fábrica, alterar o ID do cliente, Gerenciar dispositivo e Remover Associação da plataforma.
Caso o dispositivo não tenha comunicação com o Portal Remotize durante a remoção, a aplicação do Perfil Intelbras ficará pendente até o dispositivo se conectar com a Internet e obter novamente comunicação com a Plataforma.
A opção Gerenciar Dispositivo permite realizar um gerenciamento das configurações individuais de cada dispositivo através da própria plataforma, sem necessidade de gerenciamento remoto, mantendo a segurança de sua rede e dispensando qualquer necessidade de redirecionamento de portas.
Por meio do gerenciamento você poderá: Visualizar informações de tráfego em tempo real, Visualizar e alterar as configurações de WAN/LAN, Configurar a rede Wi-Fi e canal, Visualizar os dispositivos conectados, Reiniciar e restaurar o padrão de fábrica do dispositivo.
Por meio do gerenciamento você poderá: Visualizar informações de tráfego em tempo real, Visualizar e alterar as configurações de WAN, Visualizar e alterar configurações de SIP, Configurar a rede Wi-Fi e canal, Visualizar os dispositivos conectados, Reiniciar e restaurar o padrão de fábrica do dispositivo.
No canto superior direito da dashboard estará disponível o acesso a conta, onde você terá opções para visualizar as informações da sua conta e do provedor, e também poderá sair da conta.
Ao acessar o menu Minha conta serão exibidos dois quadros conforme figura abaixo:
No quadro da esquerda será possível visualizar os dados de sua conta, como Nome do usuário, E-mail de cadastro, Nível de acesso e Informações do Provedor em que a conta está cadastrada.
No quadro da direita será possível visualizar os Termos de Uso e Política de Privacidade da plataforma, também será disponibilizado um botão para Remover a conta.
Caso deseje remover a sua conta você pode clicar no botão Deletar minha conta e então será exibido o pop-up abaixo:
Se sua conta for a única do tipo Administrador cadastrada no provedor, além da remoção da sua conta, todos os dados do provedor e contas vinculadas serão removidas, além disso os dispositivos serão desassociados e receberão o perfil Intelbras novamente.
Se houver mais algum administrador associado ao provedor, serão somente removido os dados associados à sua conta.
O menu principal está disponível através do botão que se encontra no canto superior esquerdo da plataforma.
O menu atualização permite realizar a atualização em massa dos seus dispositivos dentro de uma janela de tempo configurada, além disso ele exibe gráficos para acompanhar a quantidade de dispositivos em seu parque e suas versões e também disponibiliza opções para atualizar imediatamente novos dispositivos e realizar atualizações controladas.
Através da aba Atualização você poderá realizar a atualização em massa de todos os dispositivos associados à sua conta de uma forma simplificada.
Sempre que houver uma nova versão disponível a plataforma informará o usuário por meio de notificações e ficará disponível na aba Atualização um botão para ativar a versão.
É importante garantir sempre que seu parque esteja atualizado com a última versão para garantir a segurança e bom desempenho de seus dispositivos.
Para ativar uma versão de firmware, clique no botão ativar, dessa forma você está sinalizando para a plataforma que deve realizar as atualizações do dispositivo, de acordo com a versão ativa para cada modelo de dispositivo.
No campo Visão Geral que se encontra logo ao lado direito na aba de Atualização, será exibido um gráfico que mostra a versão ativa na plataforma e a versão de firmware de seus dispositivos, bem como a quantidade deles em cada versão.
Podemos verificar de acordo com a imagem que a versão ativa tanto para o W4-300F como para o W5-1200F no momento é a versão 1.16.1.
Isso significa que todos os dispositivos dos modelos em questão, dentro da janela de horário serão atualizados com a versão ativa, que é a 1.16.1, independente se há ou não uma versão superior disponível na plataforma.
O símbolo "exclamação" significa que a versão ativa para o dispositivo, é diferente da última versão disponível, já o sinal de "certo" sinaliza que a versão ativa para o dispositivo, é igual a última versão disponível no Remotize.
Existem três maneiras de realizar a atualização dos seus dispositivos através da plataforma onde vamos explicar a seguir.
A Janela de Atualização permite que você faça a atualização de todos os dispositivos associados na plataforma durante um período de tempo configurado.
Para configurar a janela você pode determinar um período de tempo nos campos de horário conforme imagem abaixo, após configurar o horário, clique no botão Salvar.
Isso significa que todos os dias dentro desse período de tempo a plataforma realizará a atualização dos dispositivos associados, utilizando a versão que está ativa no momento (Você pode conferir a versão ativa na tela Visão Geral, conforme passo 3.1).
Através da opção Atualizar imediatamente novos dispositivos associados, é possível atualizar todos os novos dispositivos que você associar na conta de acordo com a versão Ativa da plataforma naquele momento.
Ao habilitar a opção você está sinalizando que para todo novo dispositivo que for associado, o Remotize irá conferir a versão de firmware e caso esta versão seja diferente da versão ativa na plataforma, ele receberá a atualização imediatamente, independente da janela de tempo que estiver configurada.
A Atualização automática controlada permite que você faça um teste de uma nova versão de firmware antes de atualizar todo o seu parque. Dessa maneira você poderá escolher dispositivos específicos para realizar seus testes e avaliar o desempenho, de maneira isolada e por quanto tempo preferir.
Ao ativar a opção você deve definir um período de dias em que desejar testar a versão, durante esse período os dispositivos escolhidos serão atualizados para a última versão de firmware disponível na plataforma.
Após definir o período, clique no botão adicionar dispositivos, para adicionar os dispositivos ao período de teste. Você deve digitar o MAC do dispositivo no formato aabbccddeeff, sem pontos ou espaços.
Ao clicar em salvar serão exibidas algumas informações relacionadas a Atualização automática controlada no quadro Visão Geral.
Será possível visualizar a Versão sob teste, o Tempo restante de teste configurado pelo usuário e quantos Dispositivos estão em teste.
No quadro Configurações da atualização em massa, serão disponibilizadas algumas opções relacionadas a versão que está em teste.
O botão ativar, irá fazer com que a Versão disponível seja ativada na plataforma, ou seja, todos os dispositivos serão atualizados com a Versão ativa de acordo com a configurações de janela e associação.
O botão parar, faz com que a atualização automática controlada seja Parada, pausando o período de testes e fazendo com que todos os dispositivos em teste sejam atualizados para a versão ativa da plataforma no momento.
O botão reiniciar ficará disponível caso a atualização automática controlada seja parada, faz com que os dispositivos escolhidos previamente para entrar no período de teste sejam atualizados novamente com a Última versão disponível na plataforma.
Dica: É importante distinguir os termos Versão Disponível e Versão Ativa.
Versão disponível: se trata da versão de firmware mais recente, disponibilizada pela Intelbras para que você possa atualizar seus dispositivos, seja de maneira controlada ou não, porém é necessário realizar alguma ação para que os dispositivos recebam essa versão, seja ativar ela ou utilizar a Atualização automática controlada.
Versão ativa: se refere a versão ativa no momento na plataforma, essa versão será aplicada em todos os dispositivos durante o período da janela de atualização configurada ou durante a associação, caso a opção Atualizar imediatamente novos dispositivos associados esteja configurada.
Através da aba Gerenciamento de configurações você poderá realizar a criação de Perfis de Padrão de fábrica para aplicar nos seus dispositivos*. Além disso terá opções para visualizar os Perfis já criados, duplicar o Perfil, editar as configurações e remover o Perfil.
Por Padrão a plataforma possui criado o Perfil Intelbras, esse Perfil não pode ser editado nem removido e será automaticamente aplicado aos dispositivos nas seguintes situações: Caso não haja nenhum outro Perfil definido como Padrão ao associar um novo dispositivo; Caso não haja nenhum outro Perfil definido como Padrão ao remover o Perfil de configuração de um dispositivo e Ao remover o dispositivo da plataforma.
*Indisponível para CPEs de fibra óptica nesse momento.
Para adicionar um Perfil clique no botão “Adicionar novo perfil” e então você será levado para a tela de criação de Perfil, onde poderá configurar passo a passo cada opção personalizável para seu Perfil de Padrão de Fábrica.
Na primeira tela será possível configurar um nome para identificar o Perfil e definir o tempo que deve ser pressionado o botão de reset para retornar o dispositivo ao padrão de fábrica.
Também serão exibidas duas opções:
Importante: Ao realizar qualquer alteração em um perfil que estiver com a opção Aplicar automaticamente habilitada, essa alteração será realizada em todos os dispositivos que estiverem com o Perfil associado naquele instante. Configurações que tiverem sido feitas manualmente (alteradas via interface WEB) serão sobrescritas, e permanecerá a configuração presente no perfil editado (Exemplo: configurações de PPPoE, Gerenciamento remoto, Wifi...), portanto é importante ter cuidado ao realizar mudanças nesse tipo de Perfil.
Nas configurações de Internet do Perfil você poderá definir o modo de conexão do dispositivos com a Internet, selecionando o modo de operação entre DHCP (IP Dinâmico), PPPoE (conexão com usuário e senha) e IP Estático (digitar manualmente o endereço IP, máscara de sub-rede e DNS), você também poderá configurar o MTU da conexão.
Nas configurações de LAN você poderá definir o endereço IP da LAN do dispositivos e a máscara de sub-rede que será utilizada.
Nas configurações de Wi-Fi você poderá definir o nome da rede Wi-Fi do dispositivo, também terá opções para inserir uma senha para a rede ou deixar a rede aberta e se desejar também poderá adicionar os 4 últimos dígitos do MAC do dispositivo ao SSID da rede.
Nas configurações de Acesso remoto você poderá definir se o acesso ao dispositivo através da WAN estará Habilitado ou Desabilitado; Definir a porta de acesso a WAN; Habilitar ou Desabilitar o acesso remoto via IPv6 e Habilitar ou Desabilitar o ping na WAN.
Nas configurações de Servidor DHCP você poderá definir os endereços Iniciais e Finais do servidor DHCP da LAN do dispositivo, bem como o DNS 1 e 2.
Após realizar as configurações no Perfil ele será exibido na lista de Perfis, basta clicar em cima e então será aberto na lateral direita da plataforma as configurações detalhadas desse perfil.
É possível realizar a edição de um card de configuração específico, caso você queira por exemplo apenas alterar as configurações de Wi-Fi basta clicar no lápis, ao lado do card de Wi-Fi dentro do Perfil.
Importante lembrar: caso a aplicação automática esteja habilitada qualquer alteração feita dentro do Perfil será aplicada imediatamente a todos os dispositivos com aquele perfil associado.
Através do Menu Gerenciamento de contas será possível visualizar todas as contas do Remotize associadas ao seu provedor, você também poderá definir permissões de acesso e remover contas.
Sempre que um novo usuário se cadastrar na plataforma (conforme passo 1.1) ele será exibido nesta tela e terá o Nível de acesso Bloqueado. Você então deverá definir o nível de acesso ao Remotize de acordo com as permissões que deseja liberar, conforme tabela abaixo.
Permissão | Administrador | Técnico |
---|---|---|
Associar dispositivos | ||
Filtrar dispositivos | ||
Remover dispositivos | Gerenciar dispositivos | |
Alterar Configurações da Atualização | ||
Adicionar Perfis | Adicionar Perfis Padrão | |
Editar Perfis | ||
Remover Perfis | ||
Realizar Gerenciamento de Contas | ||
Acesso ao Aplicativo Desktop | ||
Gerenciar acesso ao aplicativo Meu Wi-Fi |
Além da plataforma On-Line, o Remotize também possui um aplicativo para Desktop, disponível para Windows e Linux, você poderá realizar o Download acessando clicando nos ícones do respectivo sistema operacional que desejar.
Através do aplicativo Desktop você poderá realizar a associação em massa dos dispositivos de forma simplificada.
Após realizar o Download extraia o arquivo e siga o passo a passo para instalação.
Ao acessar o aplicativo Desktop pela primeira vez você será redirecionado para o login no browser, onde deverá logar com a mesma conta utilizada no Remotize. Caso não possua conta você deve seguir os passos de acordo com o item 1.1.
Após realizar o login, você será levado a tela de procura de dispositivos. Será exibido uma imagem na tela com a estrutura de rede que deve ser seguida para associar os dispositivos.
Para realizar a busca de um dispositivo, você deve conectar o computador e os dispositivos que deseja associar em um mesmo switch que possua conexão com a Internet
Se a conexão entre o Remotize e os dispositivos/PC for realizada com sucesso, clique no botão Procurar dispositivos e então a plataforma irá associar em sua conta todos os dispositivos que encontrar na rede.
A associação dos dispositivos ocorrerá de acordo com as regras definidas em sua conta do Remotize.
Caso algum dispositivo não possa ser reconhecido durante a associação, verifique se o usuário e senha do dispositivos estão padrão, se o mesmo possui acesso a internet e se está no modo padrão de fábrica.
Através a aba Aplicativo você terá acesso as configurações relacionadas ao APP Meu Wi-Fi Intelbras, que permite gerenciar os dispositivos* da linha Wi-Force tanto de maneira remota como local.
Em conjunto com o Remotize, você pode controlar o acesso do seu cliente para que ele tenha liberdade de realizar determinadas configurações sem interromper acidentalmente o funcionamento do dispositivo.
*Indisponível para CPEs de fibra óptica nesse momento.
Ativar a aprovação automática: Ao acessar um dispositivo que esteja associado ao Remotize, será solicitado uma aprovação de login no APP, você pode definir que o acesso ao aplicativo seja permitido de forma automática ou que essa liberação seja controlada pelos usuários da plataforma de forma individual para cada cliente.
Ao habilitar a aprovação automática, todo cliente que desejar acessar o dispositivo através do APP Meu Wi-Fi Intelbras, poderá gerenciar o dispositivo de acordo com as permissões padrão definidas na plataforma.
Ao clicar em Editar as permissões padrão você poderá selecionar quais serão as funções que o usuário do APP Meu Wi-Fi terá acesso por padrão. Dessa forma o usuário terá a liberdade de acessar o APP sem que possa afetar as configurações principais do dispositivo.
Por padrão o cliente terá acesso a configurações mais usuais, como Alterar o nome e senha da rede Wi-Fi, Endereço IP da LAN, Listar os Dispositivos, Configurar regras de Redirecionamento de portas e DMZ, Realizar o Site Survey e Reiniciar o dispositivo.
Após acessar o dispositivo associado ao Remotize através do APP Meu Wi-Fi Intelbras, o cliente poderá ser visualizado através da lista no card Liberação individual para clientes.
Será exibido o Endereço MAC do Dispositivo gerenciado, o E-mail utilizado pelo Cliente para realizar o login no APP, Status de liberação Aprovado ou Negado. Também terá disponível opções para Permitir, Negar e gerenciar individualmente as permissões de acesso ao APP.
Caso a opção para Ativar aprovação automática esteja habilitada (seção 1.7.1), todas as contas por padrão terão status Aprovado e o cliente terá acesso ao aplicativo e as funcionalidades padrão que forem definidas (seção 1.7.2). Caso a aprovação automática esteja desabilitada você deve permitir manualmente o acesso ao aplicativo.
Permissões: Se houver necessidade de realizar uma liberação ou desativar uma opção de configuração para o cliente em específico, você poderá também gerenciar individualmente as permissões de acesso ao aplicativo.
O servidor TR-069 é necessário para a configuração de CPEs de fibra óptica*, realizando toda comunicação entre os dispositivos e o servidor do remotize.
Faça o download clicando aqui!
Pode-se utilizar o servidor através de virtualização (vide tabela de compatibilização abaixo) ou simplesmente instalá-lo em uma máquina, nesta seção mostraremos o passo a passo da criação de uma máquina virtual (VM) para instalação do servidor. A seção 8.2 em diante se aplica tanto a servidores virtualizados quanto em máquina física.
Software de virtualização | Versão | Compatibilidade |
---|---|---|
6.1 | ||
6.7 5.5 |
||
2019 |
||
7.5 |
||
7.2 |
||
Durante a instalação da iso selecione clique na tecla "Enter" em install.
Após o script de inicialização ser realizado, o sistema solicitará a seleção do disco de instalação
Escreva o nome do disco e pressione ENTER (sda ou sdb na maioria dos casos, verifique as opções entre parênteses)
Atenção: Se apenas a opção nullb0 ou nenhuma estiver disponível, verifique se o controlador de disco utilizado é do tipo SATA ou IDE (não há suporte a SCSI). Nos casos de virtualização, utilize o guia de instalação correspondente no topo desta seção.
Ao finalizar a instalação o sistema solicitará a remoção da mídia de instalação
Remova a mídia de instalação e pressione enter ou reinicie a máquina.
Ao reiniciar, o sistema iniciará com uma Grub
Permanecerá nesta tela por 5 segundos ou até que o enter seja pressionado.
Após a grub, o sistema estará disponível. Verifique a seção de primeiro acesso para realizar o login.
Para realizar o primeiro acesso ao servidor, utilize o usuário provedor e senha 1234.
Assim que o Login for realizado, realize a troca da senha como se segue:
Current password: 1234
New password: SUA_SENHA
Retype new password: SUA_SENHA
Atenção: Antes de realizar a configuração de rede, certifique-se de que sua topologia está adequada, com conexão a internet e sem NAT entre o servidor e as CPEs. Ou com os devidos redirecionamentos de porta já configurados no seu Firewall.
A configuração de rede deve ser feita via auxiliar de configuração netconfig
Digite sudo netconfig
para iniciar o auxiliar de configuração de rede e selecione a interface que deseja configurar ex: enp0s3.
Após selecionar a interface, é questionado sobre o uso de vlan.
Se na sua topologia é necessário a configuração de vlan, selecione YES.
Se selecionar o uso de VLAN, você precisará inserir o VLAN ID, se não será direcionado diretamente para a próxima tela.
O VLAN ID deve ser um número inteiro.
Em seguida, o sistema questiona se esta interface (com ou sem vlan) será do tipo DHCP, se sim a configuração é finalizada e a interface selecionada já estará buscando por DHCP.
Se não, será direcionado ao menu de configuração de IP estático.
Insira seu IP e máscara (mascara deve ser um número inteiro), se esta interface for sua rota para internet, insira o gateway e ao menos um DNS.
Ao finalizar a configuração uma mensagem de sucesso é apresentada.
A opção 43 do protocolo DHCP é uma configuração que cada vendor pode escolher o que fazer, nós da Intelbras a utilizamos para enviar informações do servidor TR-069. Sendo assim, sabendo que nossas CPEs vêm com a Vlan 7 padrão para gerenciamento remoto, você pode organizar a topologia da rede pra fazer com que os dispositivos recebam IP do Connector e consequentemente, se autentiquem no servidor ACS, aderindo as informações de conexão enviadas na opção 43.
A vantagem deste modelo de arquitetura é o fato de não precisar configurar manualmente cada CPE, elas recebem as informações do Option 43 e se configuram sozinhas. Isso abre portas para uma gerência de rede totalmente automatizada e remota, sem necessidade de configuração do técnico. Além disso é uma ótima alternativa para parques já instalados que não têm o TR-069 implementado na rede.
Antes de tudo, configure um IP estático na interface de rede que você deseja subir o DHCP, isso pode se ser realizado através do comando "sudo netconfig". Para realizar a configuração do servidor DHCP execute o comando:
connector:~$ sudo option43-server
O seguinte wizard deve aparecer para você, clique Enter para dar continuidade ao processo:
Escolha em qual interface deseja configurar o servidor DHCP:
Configure o DHCP conforme suas necessidades:
Após finalizada as configurações do servidor, em caso de você querer parar de enviar DHCP na rede, execute o comando:
connector:~$ sudo systemctl stop dnsmasq
Caso queira que o serviço fique parado mesmo após o reboot do Connector, execute:
connector:~$ sudo systemctl disable dnsmasq
Recomenda-se atualizar o sistema operacional logo após a configuração de rede e ocasionalmente fora do horário comercial.
Para atualizar a lista de bibliotecas-base do Linux deve-se utilizar o seguinte comando:
connector:~$ sudo opkg update
Para atualizar os pacotes de comunicação TR-069 e com o servidor do Remotize deve-se utilizar o seguinte comando:
connector:~$ sudo upgrade
Atenção: Ao realizar uma atualização os serviços serão reiniciados, isso causará uma desconexão temporária das CPEs ao Remotize.
Para verificar as informações para sua autenticação ao remotize, use o comando remotize-info
connector:~$ remotize-info
Acesse o Remotize clicando aqui, vá em associar dispositivos e em tipo de dispositivo selecione gateway.
Insira o token e o identificador de gateway visualizados anteriormente e o gateway já estará associado ao Remotize.
CPEs de Fibra óptica compatíveis com o Remotize | Versão | Compatibilidade |
---|---|---|
WiFiber AX 1800V | 2.2-221121 (ou superior) |
|
WiFiber AX 1800 | 2.2-221121 (ou superior) |
|
WiFiber 121 AC | 1.1-220505 (ou superior) |
|
WiFiber 120 AC | 1.1-220505 (ou superior) |
|
WiFiber 1200R | 1.1-220401 (ou superior) |
|
ONU R1* | 1.3-220211 (ou superior) | |
*A ONU R1 precisa estar no modo "router" para se conectar ao servidor TR-069.
Para gerenciar uma CPE de fibra óptica é necessário a configuração de URL, usuário e senha do servidor ACS e que a WAN com acesso ao servidor possua o tipo de conexão TR069.
O campo "Intervalo de informação periódica" nos permite configurar a cada quantos segundos que iremos receber informações das CPEs. O campo "URL" refere-se ao endereço de ip do servidor tr-069, juntamente com a porta do serviço: 8282, e a rota padrão (acs), caso exista a necessidade de uma proteção maior, como quando se utiliza um ip de domínio público, é possível usar o protocolo https, apenas atentando-se ao número de porta que agora deve ser: 8283, exemplo:
O tipo de conexão da porta Wan deve ser do tipo INTERNET_TR069 assim como na imagem abaixo.
Após estes passos, a sua CPE deve aparecer como online no Remotize.
Caso seja necessário, é possível utilizar a página de Diagnósticos/TR-069 Inform da CPE para verificar a comunicação de TR069.
O comando info
mostra inúmeras informações da máquina e do status de serviço TR-069, para uma melhor experiência da dashboard recomenda-se acessar o Gateway (Connector) via ssh e realizar o comando, além disso, é recomendável um monitor de no mínimo 21' polegadas para melhor visualização.
connector:~$ info
Visualizar o Token e ID do remotize:
connector:~$ remotize-info
Mostra todas as configurações customizáveis do ACS TR-069:
connector:~$ sudo tr069-cfg -h
Alterar senha da primeira conexão com a CPE * : (padrão :admin/admin)
connector:~$ sudo tr069-cfg -CPE_fisrt_passwd SUA_SENHA -CPE_fisrt_user SEU_USER
**
* Após realizar a conexão, por razões de segurança, o servidor cria uma autenticação aleatória e individual para cada CPE, substituindo a senha definida anteriormente.
** Substitua SUA_SENHA pela senha e SEU_USER pelo usuário desejado para autenticação.
Alterar porta de conexão das CPEs com o servidor : (padrão :8282/acs)
connector:~$ sudo tr069-cfg -acs-port PORTA
*
* Substitua PORTA pela porta que você deseja que sua ONT se conecte.
Trocar a senha do usuário
connector:~$ sudo passwd
Visualizar a data do sistema:
connector:~$ date
Trocar layout do teclado:
connector:~$ sudo loadkeys < us, br-abnt, br-abnt2 >
Visualizar logs do sistema:
connector:~$ journalctl -f
Visualizar interfaces de rede:
connector:~$ ifconfig
Visualizar as rotas de rede:
connector:~$ route -n
Atualizar o servidor *:
connector:~$ sudo upgrade
* Ao realizar a atualização todos os serviços de comunicação (TR-069 e Cloud) serão reiniciados, sendo necessário aguardar todas as conexões serem reestabelecidas.
Suporte a clientes: (48) 2106 0006
Fórum: forum.intelbras.com.br
Suporte via chat e e-mail: www.intelbras.com/suporte-tecnico
SAC: 0800 704 2767
Onde comprar? Quem instala?: 0800 724 5115
Produzido por: Intelbras S/A – Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira
Rodovia BR 101, km 210 – Área Industrial – São José/SC – 88104-800
www.intelbras.com
Indústria Brasileira
05.22